MANUAL SOBRE “MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA A ODONTOLOGIA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19”

Manual sobre “Medidas de Segurança para a Odontologia Frente à Covid-19”

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) lançou, nesta semana, o Manual sobre “Medidas de Segurança para a Odontologia Frente à Covid-19” , que contou com a colaboração de docentes e técnico da FOUFG

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) lançou, nesta semana, o Manual sobre “Medidas de Segurança para a Odontologia Frente à Covid-19” para os profissionais da Odontologia. O documento consiste na unificação dos protocolos a serem aplicados em todos os estabelecimentos de prestação de serviços odontológicos, incluindo laboratórios de prótese e clínicas de radiologia odontológica do estado de Goiás, para redução do risco e prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

As medidas apresentadas no referido protocolo devem ser norteadoras para o estabelecimento de fluxos de atendimento e procedimentos operacionais padrão (POP) aplicáveis à rotina dos diferentes tipos de serviços odontológicos. Para tanto, o treinamento de colaboradores e equipe auxiliar é fundamental, assim como o acompanhamento da eficácia das ações planejadas. Ressalta-se que atualização do protocolo é necessária sempre que novas medidas sanitárias surgirem.

O Manual está em formato digital e conta com hiperlinks para o acesso a informações adicionais nos materiais bibliográficos referenciados, nos quais se encontrarão orientações valiosas referentes ao preparo das medidas de segurança; adequação do ambiente de recepção; agendamento de pacientes; orientações para a chegada do paciente na clínica /consultório; preparo da equipe para atendimento ao paciente; processamento de produtos para a saúde; resíduos de serviços à saúde em tempos de pandemia de Covid-19; entre outras.

O documento foi elaborado por um corpo técnico de professores da área de biossegurança e de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde do estado de Goiás, com o apoio do CROGO, da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Goiás (ABO-GO) e do Sindicato dos Odontólogos no Estado de Goiás (SOEGO).

CLIQUE AQUI para acessar o Manual sobre “Medidas de Segurança para a Odontologia Frente à Covid-19”

 

Lucielle Bernardes
Assessora de Imprensa do CROGO
 Em 02.09.2020

Fonte: http://www.crogo.org.br/site/index.php/destaques/898-crogo-lanca-manual-sobre-medidas-de-seguranca-para-a-odontologia-frente-a-pandemia-da-covid-19

Categorias: covid-19