Servidora técnico-administrativa Maria Ferreira

OS PROVÁVEIS MOTIVOS PARA O ADIAMENTO DA APOSENTADORIA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE UMA SERVIDORA DA FO/UFG

A servidora Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Odontologia da UFG,  MARIA FERREIRA DE SOUSA VIEIRA, pedagoga, falou-nos da dissertação "APOSENTADORIA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-GOIÂNIA:prováveis motivos para o adiamento", defendida em julho de 2012, quando concluiu o Mestrado Profissional em Administração em Belo Horizonte pela  FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS.

Maria Ferreira fala da motivação inicial para este estudo pela sua observação de que parece haver um crescente número de servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) com tempo suficiente para requererem a aposentadoria e que estão adiando este processo. Neste sentido, surgiu o questionamento para esta pesquisa que foi: identificar e analisar os fatores pessoais e profissionais que levam os servidores a continuar no trabalho ativo, quando poderiam se aposentar.

Para obter êxito neste intento, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, teórica e empírica. Foram investigados teoricamente os seguintes temas: o envelhecimento e a longevidade da população brasileira (CALDAS, 1997; PATRICIO, 2009; TEIXEIRA, 2008; BEAUVOIR, 1976); os impactos do envelhecimento sobre o mercado de trabalho e a qualidade de vida social e econômica do trabalhador (ALVARENGA, 2009; DAMASCENO, 2008; DUARTE, 2005; GONÇALVES, 2006; KASFER, 2004; PERES, 2007; SCHNORR, 2005), e o processo de aposentadoria do servidor público federal no Brasil nos últimos anos (ASSIS, 2006; LOPES, 2004; MARQUES, 2005; MORHY, 2003; SILVA, 2011). Foi realizada uma pesquisa documental em alguns documentos da instituição, objetivando conhecer a sua política de aposentadoria. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo, cujos sujeitos foram os próprios servidores que responderam a um questionário.

Os resultados apontam para informações relevantes:

• 34% dos sujeitos da pesquisa sentiriam inseguros se aposentassem hoje;
  • 50% preocupam em aposentar-se devido a diminuição do salário;
  • 50% tem medo da nova rotina.

A pesquisadora conclui haver um despreparo para a aposentadoria entre os servidores pesquisados na instituição em estudo e sugere a implantação de um Programa de Preparação para a Aposentadoria, de forma a amenizar as possíveis inseguranças, angústias e indecisões dos servidores e ajudá-los a encontrar novos rumos para sua vida após a aposentadoria.

Parabéns à nossa servidora, Maria Ferreira, pela contribuição que seu estudo deverá trazer.