Saúde bucal da pessoa com deficiência

Oficina discute demandas de capacitação

Em 06/05/2017, das 8 às 12 horas, aconteceu a oficina “Demandas de Capacitação em Saúde Bucal segundo Profissionais e Cuidadores de Pessoas com Deficiência”, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, promovida pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Saúde da Pessoa com Deficiência (PcD), FO/UFG.

O objetivo da oficina foi buscar as perspectivas dos participantes sobre necessidades em saúde bucal voltada a pessoas com deficiência, para subsidiar a oferta de um curso de capacitação a ser desenvolvido no segundo semestre/2017.

O público-alvo foram representantes de instituições voltadas a PcD, cuidadores de PcD e estudantes/profissionais que atendem PcD no projeto de extensão GEPETO (Grupo de Estudos sobre Paciente Especial e Tratamento Odontológico, FO/UFG).

Inicialmente, os participantes foram acolhidos com um apetitoso café da manhã e as boas-vindas da diretora da FO/UFG, Profa. Enilza Maria Mendonça de Paiva. Em seguida, a equipe coordenadora do CVT-PcD – Professoras Cerise Castro Campos, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa e Maria Goretti Queiroz apresentaram o CVT-PcD/FO-UFG e as orientações para a oficina. Utilizou-se dinâmica interativa em que três grupos (instituições, cuidadores e trabalhadores do GEPETO) discutiram entre si e, depois, apresentaram suas perspectivas para o grupo.

Essa oficina foi permeada por falas e ideias inspiradoras, em que todos os presentes mostraram seu envolvimento com o PcD e o desejo de que o curso de capacitação sobre saúde bucal para PcD deva incluir profissionais de diversas áreas, ouvir depoimentos de cuidadores, pacientes e profissionais, e também informar sobre rede de apoio ao cuidado de PcD.Ao final, saíram todos fortalecidos em suas lutas em prol da PcD, e os subsídios para a oferta do curso de capacitação foram obtidos.