Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Facebook OdontoUFG

Dúvidas Frequentes

Updated at 08/10/17 16:02 .

1 – O que é o Comitê Internacional da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (Comint FO – UFG)?

           Somos um grupo de alunos de graduação e pós-graduação da FO/UFG, cujo intuito principal é difundir a troca de conhecimento científico e cultural, tanto nacional como internacionalmente. Dessa forma, participamos ativamente do processo de integração de intercambistas.

 2 – Quero conversar pessoalmente na sede do Comint. Como encontrá-la?

             Estamos localizados no Campus Colemar Natal e Silva – Avenida Universitária, esquina com Primeira Avenida, sem número, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO. CEP: 74605 – 220. Nossa sala encontra-se no piso térreo da Faculdade de Odontologia da UFG, em frente ao elevador do prédio.

 3 – Quero ser um membro do Comint, o que devo fazer?

                Mais informações em breve

 4 – O Comint é um projeto de extensão? Qual a carga horária mínima anual?

           Sim, o Comint é um projeto de extensão e, caso você se torne um membro efetivo, terá as horas dedicadas ao projeto computadas para fins acadêmicos curriculares. A carga horária mínima exigida é de 75 (setenta e cinco) horas anuais.

 5 –Quais são as modalidades de intercâmbio?

             Há três formas de vínculo de intercâmbio: programas com bolsa, programas sem bolsa e programas independentes. Esses programas podem dar ajuda de custo ao intercambista, seja por parte da instituição, governo, instituições terceiras tanto do local de origem quanto do local de destino ou ambos.

 6 – A quem se destina o público do Comint?

             Nosso grupo de trabalho se destina a auxiliar toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFG, além de intercambistas interessados em terem vínculo com nossa faculdade.

7 – Quero fazer um intercâmbio, mas não sei para onde. O que fazer?

                A dica que podemos dar é: procure um edital vigente e que lhe interesse. Leia atentamente todas as informações contidas nele e siga-o rigorosamente. O Comint estará pronto para auxiliá-lo.

 8 – Posso escolher um destino para o qual a UFG não seja conveniada?

              Pode, mas essa situação pode gerar um trabalho a mais para o requisitante, devido aos trâmites burocráticos. Por outro lado, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG (CAI) dará suporte para que a formalização processual seja concretizada.

 9 – É preciso saber falar a língua de destino para realizar o intercâmbio?

               Bom, depende do edital. Esteja atento aos critérios mínimos para aceitação de candidatos pleiteantes à vaga de intercâmbio. Há editais que exigem o conhecimento da língua de destino, outros que requerem um conhecimento moderado da língua e há aqueles que não exigem a língua o domínio da língua do local de destino. Nesses dois últimos casos, porém, os editais costumam exigir do intercambista a necessidade de frequentar aulas para aprender a língua oficial do destino escolhido.

10 –  Como são realizados os testes de proficiência de uma língua estrangeira?

            Normalmente, os editais que exigem conhecimento de uma língua, informam como proceder aos testes de nivelamento e os critérios de classificação. Por outro lado, mesmo que você seja fluente em um determinado idioma, pode ser necessário apresentar um certificado como: Inglês – TOEFL e IELTS; Espanhol – DELE; Francês – DELF e DALF; Italiano – CELI e CILS; Alemão – on FAF. Esses normalmente são pagos e você pode fazê-los em uma escola de línguas como o Centro de Línguas da UFG. Uma vez que o resultado não seja imediato, é importante que o candidato se planeje e faça as provas em tempo hábil para não perder os prazos de um edital em vista.          

11 – Qual o melhor destino para se realizar um intercâmbio?

              Essa é uma decisão bastante subjetiva. O intercambista em potencial deve levar em conta, para decidir qual destino escolher, os seus interesses, necessidades, objetivos e condições disponíveis no local de destino que permitirão a concretização dos anseios.

 12 – Como faço para tirar o passaporte brasileiro?

           O processo de solicitação de passaporte se inicia com o acesso ao endereço eletrônico http://www.pf.gov.br/. Nessa página, clique no link "Requerer Passaporte" e siga o passo a passo.

 13 – Preciso de visto para fazer intercâmbio?

           Depende do destino que você escolheu. A exigência de visto de entrada para alguns países sempre será de acordo com relações políticas entre o Brasil e aquele país.

 14 – Quais são os países com os quais a UFG está conveniada?

                Atualmente a UFG possui convênios com:

                América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México;

                América Central: Cuba;

                América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai;

                África: Cabo Verde e Moçambique;

                Ásia: Japão e China;

               Europa: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Checa.

15 – Quais os requisitos a serem preenchidos pelo estudante candidato a um intercâmbio?

                O aluno deve:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFG e não ter matrícula trancada no momento do pedido;
  • Ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária em disciplinas do curso, sem ter colado grau;
  • Ter bom rendimento acadêmico;
  • Ter um Plano de Trabalho aprovado pela Coordenadoria de Curso, que contenha informações circunstanciadas sobre as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na instituição anfitriã, incluindo as disciplinas a serem cursadas;
  • Preencher um formulário, a ser fornecido pela CAI;
  • Após receber a carta de aceitação, comprovar a contratação de seguro de saúde de cobertura ampla, vigente por todo o período de intercâmbio;
  • Fornecer declaração de que tem como arcar com os gastos decorrentes do intercâmbio, exceto quando for concedida bolsa de estudos. €
  • A CAI encaminhará a documentação do estudante à instituição estrangeira para apreciação. Se aprovado para intercâmbio, o estudante receberá uma Carta de Aceitação daquela instituição.     

                Agende atendimento personalizado na CAI pelo telefone (62) 3521-1193.

16 – As disciplinas cursadas no exterior ou em outra instituição nacional poderão ser aproveitadas para conclusão de curso na UFG?

                Atualmente o plano de internacionalização está sendo atualizado pela instituição.

Até então necessita que:

  • O intercâmbio seja institucionalizado (com uma parceria formal com a UFG);
  • A ementa e carga horária da disciplina ser equivalentes com o curso.

17 – O tempo cursado no exterior ou em outra instituição nacional será computado na contagem total máximo previsto para a integralização do curso?

Para Graduação:

  • Mobilidade nacional: Sim, se o intercâmbio seja institucionalizado (com uma parceria formal com a UFG) e a ementa e carga horária da disciplina seja equivalente com o curso.
  • Para mais informações:

https://prograd.ufg.br/p/7730-programas-de-mobilidade-academica

 

List all Back