Atendimento e Tratamento na Faculdade de Odontologia

Como faço para ser atendido pela Faculdade de Odontologia?

Você deverá marcar uma consulta de odontologia na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, onde o dentista fará uma consulta para avaliar o tipo de tratamento que você precisa. Caso você precise fazer um tratamento que não é realizado na UBS, o dentista irá solicitar à Central de Vagas do SUS um local para o seu tratamento. Você ficará aguardando o contato do SUS sobre o seu agendamento em uma das unidades de saúde do SUS ou na rede conveniada, o que inclui a Faculdade de Odontologia da UFG. Você não poderá escolher o local onde será atendido. A sua vaga depende da disponibilidade da rede do SUS.

Por quem é realizado o tratamento?

O atendimento odontológico na Faculdade de Odontologia da UFG é realizado por estudantes sob a supervisão de professores e com o auxílio de funcionários.

Como é realizado o tratamento?

Os membros da equipe responsável pelo tratamento (alunos, professores e funcionários) estão preparados para prestar esclarecimentos no que se refere ao seu atendimento. Depois que o paciente estiver devidamente orientado, receberá uma declaração em que se compromete a colaborar com o bom andamento do seu tratamento e afirma estar ciente e de acordo com estas normas. Menores ou incapazes deverão estar acompanhados por seus responsáveis legais.

Na triagem foi verificada a necessidade de tratamento que não é realizado pelos alunos, o que devo fazer?

Participam da triagem, os pacientes agendados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a consulta pode ser verificada a necessidade de tratamento que não é realizado pelos alunos e, neste, caso, o Professor responsável e os alunos irão explicar ao paciente os motivos da impossibilidade do tratamento e você será devidamente orientado sobre as alternativas possíveis.

Sobre o tratamento/consultas de Doenças e/ou Condições Específicas?

Tais doenças e/ou condições específicas dizem respeito a situações (casos) para atender ao ensino podendo pacientes por meio de vagas reguladas pelo SUS, por demanda espontânea e atendimento particular. Esses pacientes serão atendidos em Projetos e Programas de Extensão da UFG. Estes projetos podem ser contínuo ou temporário e possuem vagas limitadas. Tipos de projeto: tratamento odontológico infantil sob sedação; atendimento a portadores de deficiências; diagnóstico e tratamento de distúrbios crânio-mandibulares (problemas de oclusão); tratamento de doenças gengivais avançadas; tratamento de infecções pulpares (canal) e cirurgias ambulatoriais, entre outros.