Inclusão e Ciência em destaque no 11º CUGO

Congresso Universitário Goiano de Odontologia que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro

Com mais de 500 inscritos e 200 trabalhos aprovados, começou nesta quinta-feira (18), o 11º Congresso Universitário Goiano de Odontologia (CUGO). A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Aulas D da UFG, e contou com a presença ilustre da Profa. Dra. Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG; Profa. Dra. Enilza Maria Mendonça de Paiva, diretora da Faculdade de Odontologia da UFG; Profa. Dra. Érica Torres, presidente de honra e homenageada; Pedro Roberto Braz, graduando e presidente do Centro Acadêmico; Dr. Renerson Gomes, presidente do CROGO; e Dr. Vinícius Caixeta, representando a ABO-Goiás.

11° CUGO

O evento que acontece a cada dois anos, é organizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia Horace Wells desde 1995. A 11° edição contou com cursos, fóruns, apresentação de pôsteres, espaço especial dedicado à Mulher, feira comercial e gastronômica.

Em conversa com a diretora da FO, Profa. Dra. Enilza Maria Mendonça de Paiva, ela ressalta a importância do evento para o desenvolvimento acadêmico da unidade, além de ser uma excelente oportunidade para os alunos terem contato direto com as atuais autoridades na área.

11° CUGO

Na sua fala ainda evidência a importância de abordar as temáticas Mulher e inclusão à Ciência, tendo em vista o contraste do cenário politico e social que vivenciamos, e cita o exemplo das turmas de graduação que são compostas em maioria por Mulheres, enquanto na pesquisa e docência acontece o inverso.

Ponto esse destacado também pela Professora Dra. Érica Torres. Ela que foi homenageada no evento, representa o marco histórico como a primeira Mulher à presidir o CUGO, desempenhando participação ativa no congresso, cuidou de todos os detalhes do congresso junto com a comissão organizadora. Com ressalvas à grade cientifica que também é um marco na odontologia, já que não é comum ver tantas mulheres palestrantes em um evento.

Trabalhos e Premiações

O IX CUGO contou com a apresentação de 200 trabalhos que foram avaliados por professores da FO e convidados. O primeiro lugar de cada uma das oito categorias entre graduação e pós graduação ainda recebeu uma premiação em dinheiro.

Fonte: Secretaria Administrativa da Faculdade de Odontologia da UFG

Categorias: CUGO Evento Saúde Ciência