Comissão organizadora é composta por professoras da área de Odontologia Coletiva, alunas de graduação e Pós-graduação),

Oficina do Vigifluor - Goiás

A Faculdade de Odontologia/UFG realizou nesta quinta-feira (28/08/14) a Oficina do Vigifluor - Goiás, como parte do projeto de pesquisa nacional intitulado “Projeto Vigifluor - Cobertura e vigilância da fluoretação da água de abastecimento público no Brasil”. O projeto, coordenado nacionalmente pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL) da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O projeto tem por objetivo descrever a cobertura populacional da fluoretação das águas da rede pública de abastecimento e identificar as localidades que vêm desenvolvendo atividades de vigilância dessa medida em âmbito municipal e estadual. Em Goiás, a pesquisa é coordenada pela Profa. Maria do Carmo Matias Freire, do CECOL/FO/UFG.

Participaram da Oficina o Coordenador Regional do Projeto no Centro-Oeste (Prof. Tiago Coelho de Souza -UNB), a Diretora da FO/UFG (Enilza Mendonça de Paiva), professores e alunos de graduação de pós-graduação da FO/UFG, profissionais das regionais de saúde do Estado, gestores e técnicos/fiscais de Vigilância Sanitária/Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e de municípios goianos com mais de 50 mil habitantes, responsáveis pela vigilância da qualidade da água de abastecimento. O evento teve também a participação da Gerência Estadual de Saúde Bucal, do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-GO), representantes do Conselho Regional de Odontologia de GO, e do Curso de Odontologia da UniEvangélica.

Em Goiás, 47,2% dos municípios contam com água fluoretada (IBGE, 2008) e com este projeto espera-se contribuir para a discussão acerca da importância do heterocontrole da fluoretação, assim como da expansão desta medida no Estado.

Fonte: FO/UFG

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
AUTORIDADES COMPARECERAM NA OFICINA VIGIFLUOR 1425 Kb 448e515c65547dc8a62aa9ca36548a43
COMPARECERAM A OFICINA DO VIGIFLÚOR VÁRIOS REPRESENTANTES DE DIVERSOS MUNICÍPIOS DE GOIÂNIA 1410 Kb 1bca683d357a668bb9d29ec1cde72d0e