I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saúde (ENEPOP), o IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde (ENEPS), O I Seminário Nacional da ANEPS
Programação preliminar
–Eixos Gerais
I – Participação, controle social, gestão participativa e a diversidade de saberes em saúde.
II - Práticas integrativas e dialógicas em saúde junto aos movimentos sociais e práticas populares de saúde.
III – Formação e Extensão Universitária na Perspectiva da Educação Popular e Saúde.
IV – Arte, dialogicidade e interculturalidade.
V – Pesquisa, sistematização e produção de conhecimento na perspectiva da Educação Popular e Saúde.
Rodas de Diálogo
Contemplarão os eixos do Encontro e contarão com a participarão pesquisadores, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde e da educação, pessoas de movimentos sociais e populares e representantes de Conselhos de Saúde. Os convidados debaterão as práticas de saúde nos serviços, na academia e nos movimentos sociais e populares apontando os desafios, possibilidades, limites da Educação Popular na inter-relação com as políticas de saúde.
Deverão na medida do possível não concorrer com outras programações para avançarmos nas discussões que os coletivos compreendem como essenciais.
Eixo I – Participação, controle social e gestão participativa em saúde.
Roda de Diálogo 1- Gestão Participativa e controle social na saúde: contribuições da educação popular
Participantes:
- José Ivo dos Santos Pedrosa – Coordenação Geral de Apoio à Educação Popular e Mobilização Social
- Luiz Odorico Monteiro de Andrade – Secretário de Saúde de Fortaleza.
- Junior - Conselho Nacional de Saúde
- -Participante do Ibero-americano
Mediação: Simone leite - ANEPS
Eixo V – Pesquisa, sistematização e produção de conhecimento na perspectiva da educação popular e saúde
Roda de Diálogo 2 - Concepções que norteiam a interface entre a saúde e educação
Participantes:
- Eymard Vasconcelos (PEPASF/UFPB)
- Xavier - UFPE
- Representante do Ibero-americano
Mediação
- Ercília Braga – Núcleo de Educação Popular Movimentos Sociais e Escola – FACED - UFC
Eixo II - Práticas integrativas e dialógicas em saúde junto aos movimentos sociais e práticas populares de saúde
Roda de Diálogo 3 – Práticas integrativas e dialógicas no SUS
Participantes:
- Graciela Esther Pagliaro - SESDEC RJ (Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro)
- Elizabeth Vieira da Silva – Associação Mulheres em Movimento – Fortaleza –CE
- ???
Mediação
- Suely Corrêa de Oliveira (ANEPS/MT)
Eixo III – Formação e Extensão Universitária na Perspectiva da Educação Popular e Saúde.
Roda de Diálogo 4 – Extensão popular e saúde: caminhos para a aproximação entre movimentos sociais e formação profissional
Participantes:
- Ester Melo – Ligas de Saúde da família- SMS – Fortaleza
- Pedro - ANEPOP - PB
- Ana Estela Haddad – Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DGES/SGTES/MS
Mediação
Eixo III – Formação e Extensão Universitária na Perspectiva da Educação Popular e Saúde.
Roda de Diálogo 5 – Os desafios da formação dos trabalhadores para o SUS: diálogos com a educação popular
Participantes:
- Helena Maria Scherlowski Leal David – UERJ – GT Educação Popular da ABRASCO
- Ricardo Cecim ?-
- SEGETS?
Mediação
Eixo V – Pesquisa, sistematização e produção de conhecimento na perspectiva da Educação Popular e Saúde
Roda de Diálogo 6 – Impacto dos modelos de desenvolvimento sobre as políticas de saúde e educação
Participantes:
- Eduardo Stotz
Mediação
Eixo V – Pesquisa, sistematização e produção de conhecimento na perspectiva da Educação Popular e Saúde
Roda de Diálogo 7 – A produção de conhecimentos no cotidiano da academia, dos serviços de saúde e dos movimentos sociais.
Participantes:
- Ângela Linhares - Núcleo de Educação Popular Movimentos Sociais e Escola – FACED - UFC
- Elza Fackenbach (RS: assessora de movimentos sociais na sistematização de experiências)
- Vanderléia Daron – Movimento das Mulheres Camponesas - RS
Mediação
- Maria Waldenez de Oliveira – Coordenadora da EDUPOP
Eixo IV – Arte, dialogicidade e interculturalidade.
Roda de Diálogo 8 – Arte, dialogicidade e interculturalidade nas práticas de saúde .
Participantes:
- Julio Wong - UFF / EDPOPSAUDE
- Ray Lima – Projeto Cirandas da Vida – SMS Fortaleza
- Beth Smeke- Campinas
Mediação
- Vera Dantas – ANEPS/CE – EDUPOP – SMS Fortaleza
Oficinas e vivências
As oficinas e vivências serão ministrados nos eixos do Encontro. Neles, especialistas acadêmicos e de práticas populares colocarão à disposição dos participantes: produção científica, referenciais teóricos e metodológicos, assim como conhecimentos técnicos com vistas ao aprimoramento/aprofundamento de estudos e práticas em Educação Popular e Saúde pelos participantes.
Oficinas e vivências Apenas 01 pessoa teria passagem e hospedagem pelo evento
1. "Produção de material educativo em áudio na perspectiva da educação popular e as novas tecnologias". Eixo V
Responsáveis:
- Ernande Valentin do Prado - SMS Rio Negro-MS
- Sérgio Ramos (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE/RJ) e EDPOPSAUDE
- Julio Wong (UFF)
2. Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Eixo I
Responsável:
- José Marmo da Silva – Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.
- Roger Barros - Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras - Fortaleza
3. A Terapia Comunitária e a perspectiva da Educação Popular em Saúde no serviços públicos de saúde". Eixo II
Responsáveis:
· Adalberto Barreto – Projeto Quatro Varas- Pirambu/UFC
· Otorrino Bonvini – Movimento de Saúde mental Comunitária do Bom Jardim/UFC
4. Perspectivas do trabalho com histórias de vida na Educação Popular. Eixo III
Responsáveis: Ver qual das duas ficaria
- Áurea Rocha Pitta – FIOCRUZ
- Lúcia Ozório – Universidade Celso Lisbos -RJ
5. Formar para fortalecer: o ACS e a mudança de modelo Eixo III
Responsáveis:
- Vera Joana Bornstein - Vila Olímpica da Maré - Rio de Janeiro
- Helena Maria Scherlowski Leal David – UERJ
6 Gênero, Masculinidades e políticas públicas de saúde para homens no Brasil – Eixo I
Responsáveis:
- Carlos Silvan - Universos Masculinos – NUSP/UFPE e ANEPS
- Alexandre Amorim - ANEPS e UFPE
7 A Articulação Nacional de Extensão Popular no fortalecimento das práticas de extensão na saúde: construindo perspectivas políticas e estratégias pedagógicas Eixo III
Responsáveis:
- Pedro José Cruz - Coordenador Nacional da ANEPOP
- Murilo Leandro Marcos - Representante da Coordenação Nacional da ANEPOP e Representante do Núcleo Sul
- Cassiane Lemos – UNIFESP - Representante da ANEPOP em São Paulo
- Giselle Leão – VEPOP DF - Representante da ANEPOP em DF/GO
- Rodrigo Oliveira – DENEM - Representante da Núcleo Nordestino da ANEPOP
8 A experiência das Farmácias Vivas como estratégia de resistência dos movimentos populares. Eixo II
Responsáveis:
- Lúcia Figueiredo - Associação Mulheres em Movimento
- Maria de Fátima Castro - Associação Mulheres em Movimento e Cirandas da Vida - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
9 Noções básicas de Massagem Terapêutica e outras abordagens corporais – Eixo II
Responsáveis:
- Elizabeth Vieira da Silva Bezerra - Associação Mulheres em Movimento e Cirandas da Vida
- Suely Corrêa de Oliveira (ANEPS/MT)
- Luiza Huber - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa de Qi Gong e Medicina Chinesa
10 Vivências teatrais, musicais e cenopoéticas e a problematização da realidade – Eixo IV
Responsáveis:
- João Soares da Silva – Cirandas da Vida - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
- Ray Lima – Cirandas da Vida - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
- Márcio Firmiano da Silva - Semearte – Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim
- João Paulo Roque - Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - ESCUTA
11 Juventude e protagonismo: a educação popular construindo trilhas de participação - Eixo I
Participantes:
- Thyago Porto de Castro - Movimento Nacional de Meninos(as) de Rua – Ceará (Fortaleza), CUFA , Rede de Jovens do Nordeste
- Sandra Pereira – Rede de Jovens do Nordeste - RJNE-PE – Pernambuco:
12 De Angicos à era digital" Eixo V
Responsáveis:
· Odila Fonseca - UNICAMP
· Sonia Acioli - UERJ
· Estela Vieria – UFMG – ANEPS
13 Círculos de cultura e a problematização da realidade
Responsáveis:
2. Escuta-– ANEPS
PROGRAMAÇÃO
1º Dia:
18.00 horas - Cerimonial com a presença das autoridades de saúde e educação dos vários países e acolhimento com atores do movimento indígena do Ceará, rede de afro-religiosidade e saúde, Grupos de teatro Semearte, Escuta, Vidança (dança) e Cia Bate Palmas (percussão)
19.30- Conferência de abertura - Saberes, diversidade e produção de saúde - Oscar Jará
20.30 - Ritual cenopoético –musical envolvendo os grupos acima com a coordenação das Cirandas da Vida
2º Dia:
Manhã
8.00 – Acolhida musical com grupo Humanizasus – CE e Oficina do Riso
8.30 - Roda de Diálogo- Gestão Participativa e controle social na saúde: contribuições da educação popular
10.30- Roda de Diálogo - Concepções que norteiam a interface entre a saúde e educação
Tarde
13.00 – Apresentação de vídeo e rádio
14.00 -Roda de Diálogo–Práticas integrativas e dialógicas no SUS
15.30 - Oficinas e Vivências
19.00 – Diálogos em volta da fogueira : rituais e práticas de saúde e espiritualidade – Índios do Ceará, Rede de Afro-religiosidade e Saúde e Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim
3º Dia:
Manhã
8.00 – Acolhida com vivência de auto-cuidado com grupo do espaço Ekobé
8.30 -Roda de Diálogo – Extensão popular e saúde: caminhos para a aproximação entre movimentos sociais e formação profissional
10.00 – Apresentação de posters e comunicações coordenadas
Tarde
13.00 – Apresentação de vídeo e rádio
14.00 - Roda de Diálogo 5 – Os desafios da formação dos trabalhadores para o SUS: diálogos com a educação popular
15.30 - Oficinas e Vivências
19.00 – Diálogos em volta da fogueira: Círculos de cultura brincante, fóruns de teatro e a narratividade do rap – Movimento Escambo de Arte Livre das Ruas e MH2O e CUFA
4º Dia:
Manhã
8.00 – Acolhida com vivência de biodança - Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim
8.30 - Roda de Diálogo– Impacto dos modelos de desenvolvimento sobre as políticas de saúde e educação
10.00 – Apresentação de posters e comunicações coordenadas
Tarde
13.00 – Apresentação de vídeo e rádio
14.00 Roda de Diálogo – Arte, dialogicidade e interculturalidade nas práticas de saúde .
15.30 – Discussão dos posters e reuniões ANEPS/ANEPOP/Redepop
19.00 – Diálogos em volta da fogueira: poesia e musicalidades produzindo saúde: Grupo de capoeira Angola, Cia Bate Palmas, Raízes Sertanejas, Cirandas da Vida...
4º Dia:
Manhã
8.00 – Acolhida com cirandas – Escuta e Cirandas da Vida
8.30 - Roda de Diálogo – A produção de conhecimentos no cotidiano da academia, dos serviços de saúde e dos movimentos sociais.
10.00 – reuniões ANEPS/ANEPOP/Redepop
Tarde
13.00 – Apresentação do Movimento Hip hop
14.00 - Plenária Integrada e encerramento
METODOLOGIA
1. oficinas e vivências (descrição detalhada na pág. )
· Trabalhos educativos em grupo, com 6 horas de duração.
2. Rodas de Diálogo (descrição detalhada na pág. )
· Realizadas tendo 1h30min de duração;
· Compostas de 4 pessoas: 1 mediadora e 3 com falas preparadas, com 20 minutos para cada, deixando 30 min para debate em plenária.
3. Espaço Ekobé com feira de economia solidária
· Feira permanente de sócio-economia solidária e saúde: espaço de escambo de produtos e realização de oficinas e apresentações.
· Espaço que será dado para as obras populares que conviverão com as obras da academia e espaço de cuidados.
4. Apresentação de comunicações orais e pôsteres
· Realizadas nos dias
· As sessões de apresentação e debate de comunicações orais e pôsteres terão duração de 2h.
· Nas sessões de comunicações orais, serão apresentados 4 trabalhos, em 15 min cada, com 1h para discussão e aprofundamento.
· Nas sessões de debate sobre os pôsteres, serão apresentados 6 trabalhos, em 10 min cada, com 1h para discussão e aprofundamento de todos os pôsteres apresentados em cada sessão.
- Estúdio permanente para gravação e transmissão do evento e posterior edição.
- Reuniões específicas da EDUPOP, ANEPOP e ANEPS
- Plenária
- Geral, conjunta às três redes, no domingo, dia 30, pela manhã, quando serão construídos os encaminhamentos e realizado o encerramento do evento.
A partir dos momentos pedagógicos propiciados neste evento, haverá oportunidade de avaliação crítica e propositiva sobre o impacto das pesquisas e experiências de educação popular e saúde em relação à melhoria da saúde da população brasileira e à redução das desigualdades sociais em saúde. Também será avaliado o seu impacto na definição de políticas públicas
Nele serão expostos ao debate, trabalhos de mérito técnico-científico e relevância social, tanto advindos de reflexões teórico-metodológicas, como de pesquisas empíricas e sistematização de experiências ocorridas nos serviços de saúde, nas escolas, nos domicílios e nas comunidades em diversas regiões do país, com populações em condições diferenciadas tais como: povos indígenas, portadores de necessidades especiais, população negra, idosos, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas em diversas orientações sexuais, profissionais do sexo, entre outras.