![noticia7593.gif](https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/133/l/noticia7593.gif?1354941783)
Programa de Pós-Graduação da FO contemplado no edital Capes-Procad
Este programa visa à formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Simultaneamente, busca intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa, criando condições para promover o equilíbrio regional, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação e, conseqüentemente, dos demais níveis de ensino. Apóia missões de estudos e missões de pesquisa e docência envolvendo grupos de diferentes instituições do país. Deste modo, possibilita a mobilidade de estudantes (executa de forma descentralizada um modelo de "bolsa sanduíche" único no país), de orientadores e de docentes dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto.
A finalidade do PROCAD é reduzir as desigualdades regionais na qualidade dos cursos e na oportunidade de acesso aos cursos de pós-graduação, bem como incentivar a integração entre as diferentes instituições de ensino superior.
O projeto da FO estabelece parceira com o Programa de PG em Clínica Odontológica da FO Piracicaba - Unicamp Conceito 6), Programa de PG em Odontologia da UFMG (Conceito 5) e Programa de PG em Odontologia da UF Ceará (Conceito 4). A proposta se fundamentou na necessidade de formação de redes de cooperação voltadas para atender à demanda de pessoal qualificado e produção de conhecimento, reduzindo a carência de programas de odontologia strito sensu ainda não consolidados, criando um forte vínculo de cooperação mútua em atividades de pesquisa, o qual contribui para superar em parte as inúmeras dificuldades no desenvolvimento de projetos em linhas de pesquisa comuns e no emprego de métodos de pesquisa, tanto na fundamentação e planejamento metodológicos quanto na execução dos projetos.
Os programas envolvidos enfocarão em quatro aspectos confluentes principais: (a) impactos dos problemas de saúde e de determinantes sociais de saúde e doença, (b) avaliação de condutas clínicas e desempenho de materiais odontológicos, (c) epidemiologia clínica (d) biopatologia das lesões da boca.
Do total de recursos envolvidos no projeto, em torno 90 mil reais será investido nos próximos 4 anos para o Programa de PG da UFG, a serem investidos em missões de ensino e pesquisa, missões de estudo, passagens aéreas e diárias, bolsas de estágio pós-doutoral, ajuda de custo para alunos de mestrado e bolsistas de iniciação científica. Os docentes da FOUFG envolvidos no projeto são: Profs. Cláudio Leles (Coordenador local), Aline Carvalho Batista, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, Elismauro Francisco de Mendonça, Maria do Carmo Matias Feire, Adérico Santana Guilherme e Lawrence Gonzaga Lopes.
Fonte: FOUFG