
Disciplina da FO-UFG busca parceria entre serviço, ensino e comunidade
A Disciplina de Odontologia Coletiva II, coordenada pela Profa. Dra. Maria do Carmo Matias Freire é ofertada aos alunos do 3o período do curso de Odontologia e prevê atividades práticas junto às Equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família do Distrito Sanitário Leste de Goiânia.
No último dia 17, as alunas Cristyane de Carvalho, Denise Vieira, Karlla Trindade e Lívia Rodrigues, em horário extra-oficial, participaram de reunião com pais das crianças que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de responsabilidade do convento Mãe Dolorosa, localizado no Jardim das Aroeiras. Participaram também da reunião professores e funcionários do convento bem como profissionais do Cais Amendoeiras.
A reunião se iniciou com apresentações de músicas de violão e na sequência houve a apresentação da banda do convento formada pelas crianças do PETI.
Em seguida, o grupo de alunas, sob a orientação do Prof. Leandro Brambilla Martorell, desenvolveu as atividades planejadas para o encontro. Buscando a promoção de saúde, as alunas utilizaram estratégias educativas: conversaram com os pais sobre a importância da saúde bucal, esclareceram sobre as atividades que iriam desenvolver com as crianças durante as atividades práticas da disciplina, entregaram folhetos explicativos e sortearam brindes.
Com o objetivo de incentivar o controle social, princípio do SUS que busca maior participação popular nas decisões sobre saúde, as alunas convidaram o médico do Cais Amendoeiras, Marcelo de Paula e Silva que é vice-presidente do Conselho Local de Saúde (CLS) da região.
Em sua fala, o médico procurou esclarecer o que são e o que os CLS podem fazer. Buscou também reforçar a necessidade da participação da comunidade nas reuniões do CLS e reforçou o convite para a próxima reunião (30/06).
Atividades como esta caminham na mesma direção daquelas propostas pelo Pró-Saúde. Diversificação dos cenários de prática, percepção biológica e social do processo saúde-doença, aproximação com o serviço e com as necessidades da comunidade são algumas que podem ser citadas na trajetória de reorientação da formação profissional em desenvolvimento na Faculdade de Odontologia da UFG.
Fonte: Odonto Coletiva