 
  
  Professora da UNB participa de atividade de pós-graduação na FOUFG
No dia 20 de janeiro, como atividade da pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFG, a Profa Olga Maria Ramalho de Albuquerque da UNB que, inicialmente veio para compor a banca de defesa de mestrado de Érika Fernandes Soares, apresentou o curso de graduação em Saúde Coletiva recentemente criado (segundo semestre de 2008) e funcionando em Ceilândia-DF.
O campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia,  fica a 26 quilômetros de Brasília e possui os cursos de Enfermagem, Farmácia,  Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva. Este campus surgiu da  organização e reivindicação popular. 
Os oito cursos de graduação em Saúde Coletiva atualmente  em andamento no Brasil são os da Universidade Federal do Acre, Universidade  Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade  Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade  Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de  Brasilia. Outros cursos já estão aprovados ou em processo  de análise por suas instâncias universitárias.
Os cursos têm trabalhado  principalmente nos seguintes eixos: Epidemiologia; Gestão e Planejamento;  Vigilância da Saúde e Promoção da Saúde. Entre as principais competências  esperadas do profissional, além daquelas competências gerais referentes às  Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde, estão: atuar na  organização do processo de trabalho em saúde, formular estratégias de  intervenção nos diferentes modelos de atenção à saúde e a  intersetorialidade.
 
Fonte: CPG
