Sub-Projetos - Percepção de acadêmicos de odontologia quanto a importância do Suporte Básico de Vida na formação profissional
Sub-Projetos Percepção de acadêmicos de odontologia quanto a importância do Suporte Básico de Vida na formação profissional Responsável interno: Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa Descrição narrativa do projeto (justificativa e objetivos): Mesmo não sendo freqüentes os casos de emergências médicas ocorridos na clínica odontológica, existe a possibilidade do paciente apresentar súbitas reações adversas frente ao tratamento dentário, as quais exigem do cirurgião-dentista uma atuação rápida e precisa, até que o mesmo venha a receber cuidados médicos intensivos. A grande maioria dos dentistas não possui o conhecimento e técnicas necessárias para lidar com tais emergências médicas, pelo fato deste conteúdo não fazer parte rotineira dos conhecimentos adquiridos na graduação. Por esse motivo propõe-se avaliar os conceitos de suporte básico de vida na formação profissional de um grupo de alunos da FOUFG, antes e depois de terem participado de um treinamento teórico-prático sobre esse tema. Descrição das ações da instituição no projeto (procedimentos, estratégias e ações): Trata-se de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com cerca de 20 alunos da primeira a quinta série do curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, os quais participarão de entrevistas semi-estruturadas realizadas antes e após o término do curso teórico-prático em suporte básico de vida, tendo carga horária prevista de oito horas. A observação não participante acontecerá durante o curso onde serão registrados todas as reações do público-alvo em diferentes momentos do treinamento. Será utilizada como tratamento dos dados a Análise de Conteúdo modalidade Temática, que se coloca como uma técnica de interpretação de textos. Em um primeiro momento o material das entrevistas será transcrito, relido e organizado. Esse material em um segundo momento da análise será lido exaustivamente para a identificação de núcleos e sentidos que serão agrupados em temas, para serem então apresentados de forma articulada ao referencial teórico do estudo.
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