Sub-Projetos - Terapia antibiótica em molares decíduos pela técnica da pasta antibiótica CTZ (projeto 322)

Sub-Projetos

Terapia antibiótica em molares decíduos pela técnica da pasta antibiótica CTZ (projeto 322)

Responsável interno: Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa
Local(is) em que é realizado: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Programa Saúde da Família de Goianésia-GO, CAIS Amendoeiras e CAIS Urias Magalhães

Descrição narrativa do projeto (justificativa e objetivos):

A pasta CTZ vem sendo largamente empregada em serviços de saúde do estado de Goiás, visando a manutenção do dente decíduo com compromentimento pulpar e, conseqüentemente, evitando sua perda precoce. Esse trabalho tem como objetivos:
- Verificar, por meio de ensaio clínico randomizado, a efetividade da terapia endodôntica de molares decíduos segundo a técnica que emprega a pasta antibiótica a base de cloranfenicol, tetraciclina, óxido de zinco e eugenol (CTZ).
- Avaliar, por meio de estudo retrospectivo, o índice de sucesso de terapias pulpares realizadas com CTZ no PSF de Goianésia, bem como o de tratamentos endodônticos realizados na FOUFG.
- Examinar, por meio de exame histológico, a condição intracanal de molares decíduos extraídos precocemente devido ao insucesso da técnica.

Descrição das ações da instituição no projeto (procedimentos, estratégias e ações):

- Exame de acompanhamento de crianças atendidas no PSF de Goianésia.
- Crianças em serviços públicos de saúde indicados para terapia pulpar de dente decíduo: seleção, realização da pulpotomia ou pulpectomia, acompanhamento clínico-radiográfico.
- Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado e duas monografias de especialização.