Sub-Projetos - Influência de uma ação educativa no nível de informação de escolares sobre a conduta em casos de avaliação dentária (projeto 2037)
Sub-Projetos Influência de uma ação educativa no nível de informação de escolares sobre a conduta em casos de avaliação dentária (projeto 2037) Responsável interno: Ricardo Alexandre Zavanelli Descrição narrativa do projeto (justificativa e objetivos): A incidência de trauma dental na dentição decídua e permanente é freqüente, e muitas vezes, o acidente pode ocasionar a avulsão dos elementos dentais. Esses traumas podem ocorrer em várias situações, requerendo informações de como proceder diante do acidente. Assim, o objetivo deste trabalho foi de avaliar a influência de palestras educativas no nível de informação de escolares sobre a conduta em casos de avulsão dental. O estudo foi executado em duas etapas: 1a. Etapa) pré-avaliação de 175 indivíduos com idade entre 16 a 21 anos, aplicando um questionário simples e direto com as seguintes perguntas: a) o que é avulsão dental; b) onde conservar o dente traumatizado; c) como proceder diante dessa situação. Após terem respondido o questionário, foi realizada uma palestra educativa com entrega de um folheto ilustrativo sobre o assunto; 2a. Etapa) avaliação do efeito da palestra educativa seis meses após, utilizando o mesmo questionário e reaplicando a palestra. Os resultados indicaram as seguintes percentagens de acerto das três perguntas na primeira etapa 10,3%, 13,2% e 20,6%, respectivamente. Na segunda etapa do estudo, a percentagem de acertos passou para 96%, 100% e 100%, respectivamente. Verificou-se uma melhora no nível de informação dos escolares avaliados, sugerindo uma mudança comportamental frente às palestras educativas, as quais podem melhorar o nível de informações dos escolares e favorecer o prognóstico do reimplante dentário. Descrição das ações da instituição no projeto (procedimentos, estratégias e ações): Esse trabalho demonstrou que é possível mudar comportamento através de palestras informativas e educativas, além de possibilitar a saída dos discentes para manter contato com a população.
|