Sub-Projetos - Grau de satisfação e avaliação da necessidade de reembasamento em próteses parciais removíveis de extremidade livre em pacientes institucionalizados (projeto 2039)

Sub-Projetos

Grau de satisfação e avaliação da necessidade de reembasamento em próteses parciais removíveis de extremidade livre em pacientes institucionalizados (projeto 2039)

Responsável interno: Ricardo Alexandre Zavanelli
Responsável externo: Adriana Cristina Zavanelli – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Local(is) em que é realizado: FO/UFG

Descrição narrativa do projeto (justificativa e objetivos):

A presença de movimentação de báscula nas próteses parciais removíveis (PPR) de extremidade livre é um risco potencial e pode causar sérios problemas aos tecidos moles e duros de pacientes usuários desse tipo de prótese. Assim, o objetivo deste trabalho será de verificar a necessidade de reembasamento em pacientes usuários de PPR, instaladas em diferentes períodos, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG). Serão selecionados aleatoriamente pacientes usuários de PPR de extremidade livre, a partir de prontuários da FO/UFG, cujas próteses foram instaladas em diferentes períodos e serão analisados três aspectos relacionados à necessidade de readaptação da base da PPR: presença de desgaste dos dentes artificiais, alteração da dimensão vertical de oclusão e presença de movimento de báscula da prótese (rotação e intrusão da sela). Com relação aos dentes pilares diretos, será realizada avaliação sobre a presença de inflamação, mobilidade ou trauma. Outros aspectos como tipo de arcada antagonista, gênero do paciente e períodos de retornos para ajustes serão anotados para caracterizar a necessidade de reembasamento e a incidência desse problema nos diferentes períodos após instalação da PPR. Em adição será aplicado um questionário para avaliar o grau de satisfação dos pacientes em relação à PPR. Os dados coletados serão tabulados, comparados e elaborados gráficos e tabelas para melhor visualização dos resultados.

Descrição das ações da instituição no projeto (procedimentos, estratégias e ações):

Com base nos dados coletados será possível aperfeiçoar o atendimento e planejamento das PPRs de extremidade livre, visando o maior conforto e eficácia dos tratamentos protéticos reabilitadores com PPR.