FO-UFG RECEBE PROFESSORA VISITANTE SUECA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERCÂMBIO DE ALUNOS E PROFESSORES BRASILEIROS E SUECOS

FO-UFG RECEBE PROFESSORA VISITANTE SUECA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERCÂMBIO DE ALUNOS E PROFESSORES BRASILEIROS E SUECOS

A Faculdade de Odontologia, FO-UFG, no período de 05 a 14 de novembro receberá a Profa. Dra. Christina Lindh, Chefe do Departamento de Radiologia Bucomaxilofacial da Universidade de Malmö, Suécia. O motivo da visita é o planejamento de intercâmbio de experências para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em nível de mestrado, primeira etapa do Programa Linnaeus-Palme.

 
O que é o Programa Linnaeus-Palme?
Trata-se de um Programa de intercâmbio internacional, administrado pelo Governo Sueco (International Programme Office for Education and Training and financed by Sida, Swedish International Development Co-operation Agency), cujo objetivo é fortalecer a cooperação entre instituições de nível superior suecas e de países em desenvolvimento, para aumentar e aprofundar contatos globais no campo da educação superior. O intercâmbio é composto por duas partes: Bolsas Linnaeus – para a saída de participantes suecos para o exterior, assim denominado pelo costume que Carl von Linné tinha de enviar seus aprendizes para outros países, com o objetivo de enriquecerem o aprendizado. Bolsas Palme – para participantes estrangeiros, em homenagem a Olof Palme o qual foi profundamente envolvido na causas relacionadas aos países em desenvolvimento e suas oportunidades de crescimento.
 
Como a FO-UFG foi contemplada?
A partir de um programa de pós-doutorado realizado pela Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta (2005-2006), financiado pela CAPES, foram estabelecidos os primeiros vínculos com a Universidade de Malmö. No retorno da professora, foram mantidos os vínculos de pesquisa e surgiu o convite da sua então orientadora, para que um projeto de intercâmbio fosse submetido ao Governo Sueco, com a finalidade de estreitar ainda mais os laços científico-culturais entre Suécia e Brasil. O projeto foi submetido em Dezembro de 2007 e em Abril/2008 foi publicada a resposta positiva para sua primeira etapa – as viagens de planejamento.
 
Agenda
Dentro da programação estão agendadas visitas pelos Campi da UFG; reuniões com a Reitoria e Pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação, bem como com a Direção e Coordenação de curso da FO-UFG; encontros com professores e alunos de graduação e pós-graduação; visita às unidades de saúde do SUS onde os alunos da FO desenvolvem estágio curricular, possível cenário de prática para os visitantes suecos; reuniões para discussão de pesquisas em desenvolvimento e projetos futuros e, realização de relatório para o pleito das outras duas etapas do programa: “Teacher exchanging” e “Student exchanging”.