EXTENSÃO
1. CAFÉ COM IDÉIAS: PARCERIA UNIVERSIDADE - SERVIÇOS - MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE PARA A DIVERSIDADE NO SUS
A reorientação da formação profissional em saúde na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do MEC (Ministério da Educação) constitui um desafio na contemporaneidade brasileira. Inseridas nesse contexto e integrando o Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, as Faculdades de Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal de Goiás estabeleceram parceria com a ANEPS-GO (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde), em março de 2006.
2. CAPACITAÇÃO EM PLANEJAMENTO DE SAÚDE BUCAL (PARA CIRURGIÕES-DENTISTAS, TUTORES, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOIÂNIA)
Com a preocupação de formar profissionais para atuarem no contexto do SUS e das necessidades da população brasileira, o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação, contemplaram inicialmente com o Pró-Saúde os cursos de Medicina, enfermagem e odontologia. O Pró-Saúde tem como objetivo reorientar o processo de formação, propostas em três eixos, sendo um deles na diversificação dos cenários de práticas.
3. PROJETO: Dente São, Corpo São: saneamento bucal em crianças internadas na Clinica Pediátrica do Hospital das Clínicas - UFG
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás conta com o Serviço de Odontologia que presta atendimento clínico às crianças e orienta pais e responsáveis sobre os cuidados com a saúde bucal de seus filhos. Entretanto, o Hospital recebe pacientes sistemicamente comprometidos do município de Goiânia, região do Entorno e de outros Estados para internação, dispondo de 27 leitos.
4. PROJETO: NESO – Núcleo de Estudos em Sedação Odontológica
A ansiedade tem levado muitas pessoas, crianças e adultos, a resistirem ao tratamento odontológico. Isso causa agravamento da doença bucal e, em crianças, um fator de risco importante para falhas no crescimento. Como atenção de alta complexidade, propõe-se utilizar de estratégias farmacológicas no controle da ansiedade do paciente, enquanto se promove a dessensibilização frente ao atendimento odontológico e educação voltada à saúde bucal.
O GEPETO é um projeto de ação social e prestação de serviços desenvolvido na Faculdade de Odontologia da UFG que tem por objetivo a atenção odontológica holística, educativa, preventiva e curativa para PNE, bem como a interação da FO com os profissionais e acadêmicos interessados em atualizar-se.
6. PROJETO: Lugar de dente é na boca
Iniciado em 1994, esse projeto visa a realização de atendimento ambulatorial a pacientes que sofreram traumatismo dentário. Destaca-se que não há outro projeto semelhante na região. Realiza-se o tratamento emergencial, acompanhamento, tratamento endodôntico, tratamento periodontal, reabilitação, cirurgias periodontais, cirurgias parendodônticas e ortodontia. Todos os pacientes e acompanhantes são orientados sobre como prevenir os traumatismos dentários e o que fazer se esses aconteceram. São distribuídos folders informativos e Kits de escovação.
Contempla a realização de várias ações comunitárias (aeroporto, shoppings, congressos em parceria com a ABO); a oferta de palestras de cunho preventivo em escolas; o desenvolvimento de cursos para profissionais e técnicos da secretaria municipal de saúde.
O objetivo do projeto é a realização de exames anátomo-patológicos de lesões localizadas no complexo bucomaxilofacial tanto da comunidade interna da Faculdade de Odontologia (clínicas das Disciplinas de Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia, Endodontia) quanto da comunidade goianiense e da região Centro-Oeste.Ressalta-se que o Laboratório de Patologia Bucal é o único especializado da região Centro-Oeste. O público beneficiado abrange tanto aqueles do Sistema Único de Saúde quanto da rede privada. O número de biópsias atendidas no período de 1956 a 2005 é de aproximadamente cinco mil e quinhentas. Por ano, são realizados em torno de 500 exames no Laboratório.