Apoio Pedagógico para suprimento de material e instrumental odontológico ao estudante de baixa renda

1 - PIOdont (Programa de Instrumental Odontológico)

O Programa de Instrumental Odontológico - PIOdont, de empréstimo de material e instrumental odontológico, tem a finalidade de contribuir para a permanência do estudante de odontologia de baixa renda, possibilitando condições mais favoráveis à conclusão do curso de graduação. Constitui-se numa parceria da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Faculdade de Odontologia, estando regulamentado pelas Portarias Conjuntas PRAE/ FO nº 006 e nº 007/2018. O referido programa foi criado em 2009 na primeira gestão do Reitor Prof. Edward Madureira Brasil e do Odontólogo Ernando Melo Filizzola, Pró-reitor da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM), na época.

O programa justifica-se pelo alto custo da graduação em Odontologia (aquisição de material/ instrumental e material didático) para a UFG e para o estudante e se insere na política de assistência social da PRAE. Desde a sua criação, o financiamento do PIOdont está estabelecido no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), já consolidado como política do Ministério da Educação desde 2008.

A UFG foi uma das primeiras universidades públicas a incluir um programa com este objetivo, no contexto da assistência estudantil das IFES. Já atendemos mais de duas centenas de estudantes de odontologia de baixa renda, confirmando o acerto da iniciativa. Há, contudo, a necessidade de expansão do programa, com maior aporte financeiro, para que possa atender plenamente as necessidades dos estudantes de baixa renda que dele dependem.

2 - Outras fontes

As outras fontes de financiamento incluem as doações realizadas, geralmente por cirurgiões-dentistas da comunidade, assim como docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) da UFG. Estas doações incluem material/ instrumental odontológico usados e novos (adquiridos pelos próprios doadores), que são entregues na secretaria ou na sala de Apoio Pedagógico da Faculdade de Odontologia. Nas duas modalidades, o doador recebe, como certificação, o Termo de Doação.