Sub-Projetos - Saúde bucal na velhice: percepção de idosos e de seus cuidadores

Sub-Projetos

Saúde bucal na velhice: percepção de idosos e de seus cuidadores

Responsável interno: Vânia Cristina Marcelo
Local(is) em que é realizado: Pesquisa junto a idosos institucionalizados, moradores de Instituições de Longa Permanência e freqüentadores de Grupos de Idosos ligados à Fundação de Desenvolvimento Comunitário de Goiânia, bem como de seus cuidadores, visando desvelar suas percepções a respeito da saúde bucal.

Descrição narrativa do projeto (justificativa e objetivos):

Poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvido junto a idosos no Brasil que buscam desvelar suas percepções a respeito da própria saúde bucal, seus modos de cuidar de si mesmos e da boca, seus valores e, consequentemente as condições gerais e a importância atribuida à saúde bucal. Sabe-se que muitos idosos vão perdendo gradualmente a autonomia e que, portanto, tornam-se dependentes de seus cuidadores. Por essas razões e considerando o quadro demográfico brasileiro que aponta para um aumento importante desse grupo populacional é que foi proposta esta pesquisa cujo objetivo central foi o de desvelar as percepções de idosos e cuidadores a respeito da saúde bucal.

Descrição das ações da instituição no projeto (procedimentos, estratégias e ações):

A pesquisa foi desenvolvida em instituições de longa permanência com entrevistas junto a idosos e seus cuidadores. Foi feita uma análise do tipo qualitativa e, a partir de seus dados, já foi desenvolvida uma Dissertação de Mestrado e apresentado trabalhos em vários eventos da área.